Embaixador

http://www.pned.pt/noticias/jorge-machado-um-trabalho-notavel-em-prol-da-etica-no-desporto.aspx

“O Atleta Jorge Machado foi nomeado Embaixador para a Ética no Desporto pelo Secretário de Estado do Desporto e da Juventude, ao abrigo do Plano Nacional de Ética no Desporto, sob proposta da Federação Nacional de Karate.

165960_489077637776029_2002360987_nb

O atleta encontra-se extremamente honrado e orgulhoso por tal distinção, comprometendo-se a desempenhar as suas novas funções com afinco e determinação.

No Desporto o Jorge encontrou a sua realização pessoal, sendo este o responsável pela pessoa em que se tornou.Um dos objectivos do atleta passa por destacar a importância do Fair Play e da Ética Desportiva. O mero sucesso desportivo não deve ser o único fim da prática desportiva. Na sua obra o Príncipe, Maquiavel celebrizou a frase: “ Os fins justificam os meios”, contudo, tal atitude não deve ser apanágio da prática desportiva.Ficam aqui algumas palavras do atleta: “Existem diversos valores que devem pautar a atitude quer atletas, dirigentes, treinadores, público e demais agentes desportivos. Valores como a honra, sinceridade, carácter, dedicação, humildade, compreensão, espirito de sacrifício, coragem, vontade, honestidade, solidariedade, entre outros, devem estar sempre presentes nos actos de todos os que estejam ligados ao desporto.
É importante que, e agora dirigindo-me mais especificamente aos atletas, o seu percurso desportivo seja algo de que se orgulhem e tenha um significado além das medalhas e conquistas. As vitórias não significam necessariamente que sejam os melhores ou que o vosso caminho seja exemplar. É importante que durante esse percurso, tenham contribuído para a melhoria do desporto em geral; para o crescimento dos valores que devem estar inerentes à prática desportiva; para a motivação de jovens; para a melhoria do bem-estar e qualidade de vida daqueles que privam mais directamente convosco; entre outros.

Um facto que devem ter sempre em conta é que, embora o Desporto crie atletas, tem por principal objectivo formar homens e mulheres para a vida em comunidade, promovendo a Ética, a Saúde, a Actividade Física e o Bem-estar. Nunca se devem esquecer que sendo seguidos, respeitados, admirados e reconhecidos, têm um papel importante na comunidade, devendo orientar as vossas atitudes por comportamentos que sejam dignos e responsáveis, promovendo sempre os valores que com este projecto queremos consolidar.”

Saiba mais sobre o PNED em http://www.pned.pt/

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: