14º Campeonato Nacional de Clubes – Resultados

É a primeira vez que me manifesto em ralação à arbitragem e quanto a isso coloco aqui uma regra: “Um HANSOKU impôe-se por acumulação de penalizações, mas também pode ser imposto directamente por infracções sérias das regras. É imposto quando o potencial de vitória de um competidor é reduzido quase a zero(…)”– Regras da WKF. O que não me pareceu o caso, até porque não houve nariz partido e deu para o atleta saltar, pular e festejar, assim sendo, penso que poderia continuar…

Desculpem se desta vez manifesto descontentamento e sou mais incisivo nas minhas críticas, mas assim dói muito. Dói porque treinamos, dói porque somos honestos, dói porque aguentamos as pancadas, dói porque lutamos sem truques ou manhas, dói porque não mereciamos que aquilo acabasse daquela maneira………. Errar é Humano mas assim custa a entender. Tenho o maior respeito pelos árbitros porque não é fácil estar na posição deles, mas desta vez não consigo entender ou arranjar justificação para tal decisão……Quero só, para não deixar margens para dúvidas, esclarecer que não me refiro ao meu combate com o Pedro, nada a dizer.

Resultados:

Kumite Equipa Juvenil Masculino – Campeões Nacionais ( Álvaro Rios, Manuel Ribeiro e João Pereira)

Kumite Equipa Cadetes Masculino – 3º Lugar ( Emanuel Fernades, Rui Almeida, Leonardo Barbosa)

Kata Equipa Juniores Feminino – Vice Campeãs Nacionais ( Ana Pinto, Catarina Nunes, Filipa Fernandes)

Kumite Equipa Juniores Feminino – 3º Lugar ( Filipa Fernandes e Catarina Nunes)

Kata Equipa Seniores Masculino – Vice Campeões Nacionais ( Tiago Lima, João Meireles, Ricardo Rodrigues)

Kumite Equipa Seniores Masculino – Vice Campeões Nacionais ( Jorge Machado, José Machado, Ricardo Rodrigues, João Meireles e Tiago Lima)

Parabéns a todos!

Os restante resultados coloco aqui assim que os tiver.

Resta-me agradecer o apoio de toda a gente e pedir desculpa por me ter descontrolado mas não consegui conter, eram emoções a mais. OBRIGADO a todos!

Abraço.

Posted on Janeiro 10, 2010, in Karate, Notícias. Bookmark the permalink. 12 comentários.

  1. João Meireles

    É um prazer combater com vocês todos.
    Abraços

  2. Concordo, vi o combate e pareceu-me exagero e precipitação de parte do Árbitro dar HanSoku ao atleta de V.Aves. Infelizmente neste campeonato viram-se bem piores com penalização bem menor, notando-se uma diversidade elevada de critérios, mas enfim é o que temos.

    De qualquer forma penso que foi um bom campeonato!

  3. mas k roubalheira, foram levados ao colo.. k injustiça para as pessoas k trabalham e perdem desta maneira, injustamente…
    O karate nacional com esta arbitragem n vai para a frente….
    abraço aos meus companheiros k todos tiveram mt bem.

  4. Eu tive a ver o combate, e naum axei a decisao correcta. Como atleta, tecnico de arbirtagem, naum era a razao para acontecer o Hansoku. foi muito injusto, para as pessoas k trabalham diariamente perderem assim. Este caso era um titulo k estava na disputa, naum se faz.

  5. bruno carvalho

    Bom dia,
    Desce ja fica aqui expresso a minha admiração e respeito a toda a equipa da vila das aves e seus atletas, que ao longo do tempo tem vindo a conquistar titulos e respeito pelo seu talento , garra e fair play,por isso e de estranhar os comentarios realizados.
    parece que se tem de partir o nariz ou por inconsiente para o hansoku ser bem dado, ( nao me parece), cada cabeça sua sentença.
    de estranhar tbem pensarem ke sao os unicos que treinam que se esforcam e que dedicam mt tempo das suas vidas ao karate, enganam-se nos tbem.
    A decisão no combate em questao foi justa um pouco precipitada talvez, mas dado ao que se passou no combate anterior nao seria de esperar menos.
    »»» levados ao colo»»»»roubalheira»»»»
    insinuaçoes que nao ficam nada bem e injustas , ate pk defrontamos as melhores equipas nacionais e vencemos sempre com merito e justiça.
    um abraço
    saudacoes desportivas

    Bruno Carvalho

  6. Antínia Morais

    Quando li isto não estava a acreditar…
    Claro que o Machado não se poderia estar a referir ao combate dele com o Pedro… foi justa a decisão de terminar o combate de um competidor que não se soube controlar! Mas referir-se à outra expulsão como injusta ou como diz o Miguel uma roubalheira… no minimo pode demonstrar falta de bom senso e mau perder… O Dinarte ganhou merecidamente o combate em que foi massacrado desde o início e mesmo que não houvesse hansoku, o Tiago ficaria a perder por 5-1. Será que é preciso por mais competidores incapacitados para ser KARATE?
    Pensem nisso com carinho (principalmente tu Miguel)

  7. Antínia Morais

    Peço desculpa por me alongar… mas o levados ao colo também não se nos aplica.
    Como disse um Treinador do Norte, que sorteio estranho este!
    Um abraço

  8. Tenho pena que o meu desafabo tenha sido mal entendido.:(
    Eu não disse que os outros não trabalhavam nem disse que não se esforçavam.
    Também tenho consciência que tiveram o sorteio mais difícil e venceram a todas as grandes equipas nacionais.
    Apenas manifestei a minha tristeza, não por ter perdido porque já perdi muitas vezes, e não digo que não iamos perder na mesma(a questão não é essa), mas pela forma que foi. Só procurei justificar o facto de me ter ido abaixo emocionalmente, mas parece que isto foi mal compreendido.
    Assim sendo, para encerrar aqui o assunto porque este blog não tem por intuito este tipo de quezílias, peço que se escusem de comentar mais sobre este assunto.
    Abraço

  9. karate_portugal

    Eu como espectador queria apenas poder ver Karate. O que vi na final foi os árbitros a tirarem o protagonismo aos excelentes atletas. Tomando o exemplo do combate do Jorge, o árbitro, nesse caso uma senhora, dá uma decisão, depois o árbitro da mesa que pelo que observei, nem ouviu o que o médico disse, chama a senhora e “gentilmente” pede-lhe para anular a decisão… Enfim.

    Independentemente da justiça ou não do resultado, constatou-se que a alguns dos árbitros que estão presentes não têm categoria (ou falta de preparação) para arbitrar torneios deste nível, isso é um FACTO.

    Enfim, o que prometia ser uma final muito boa com 2 equipas de alto nível, ficou-se apenas por 1 excelente combate e 3 hansokus.

    Eu queria ter visto 5 bons combates, espero que para o próximo ano seja melhor.

    Quanto ao sorteio, creio que é feito informáticamente, é sempre possível solicitar uma auditoria externa.

    Parabens aos vencedores e aos vencidos, mandando um especial cumprimento à equipa dos Celtas com miúdos novos fez um Campeonato de grande nível.

    Abraço

  10. O antinia claro k n é preciso por ninguem incapacitado..simplesment axei os combates injustos.
    penso k os arbitros estiveram mal, mt mal mesmo. n é mau perder pois eu n perdi, simplesmente estava na bancada, tou de fora

    as decisoes nem todas foram justas.
    quando competia ficava danado perder pela arbitragem e tu sabes bem diss, o quanto k era injusto.
    a final tb foi injusta a meu ver…
    bjs e n queria por a bem dizer queixar-me de voces mas sim da arbitragem.

  11. Parabens aos campões, se a final não foi no meu entendimento a melhor forma de ganhar, não foi, não quero com isto dizer que mereceçem perder, pois os celtas têm vindo a demontrar excelentes equipas, e um optimo trabalho de base.
    Sendo assim e como treinador, acho a equipa de vila das Aves mais forte, mas as regras ditaram e justamente o vencedor pois, certamente compreendem que não é facil para uma equipa jovem dar a replica que deu a Vila das Aves, parabens aos Celtas e a todos os atletas e treinadores do mesmo clube, assim como a todos os atletas de Vila das Aves e ao seu treinador.

    Concordo com alguma opiniões aqui escritas que dizem que seria melhor se a vitória fosse de outra forma, mas não pode mos esquecer que 3 hansokos não são azar, um talvez, mas três dá para reflectir.

    Na minha opinião aconteceu uma coisa bastante natural, embora Vila das Aves na minha opinião fosse mais forte,a maioria dos seus atletas ainda não tinha competido está epoca, daí o controle estar um pouco desafinado :), foi só isso falta de alguma rodagem competitiva, parabens aos celtas por saberem tiram partido da situação pois levaram a que as faltas fossem marcadas ( provavelmente justamente).

    com isto quero dizer que embora sejam a melhor equipa nacional, no campeonato tiveram um dia mau.

    Mas sinceramente parabéns a todos que só o facto de estarem a disputar a final demontra o vosso valor, são todos grandes atletas.

  12. parabéns Machado pelo blog acho que faz falta, um blog como o teu.

    abraço e fica bem.

Deixe uma Resposta

